FAQ - Out of the Blue: Ocean. Food. Future


O que é o evento?


Out of the Blue é um evento inovador que se realizará entre os dias 23 e 26 de outubro de 2024 em diversos locais de Matosinhos. Este projeto pretende posicionar a costa atlântica do Norte de Portugal como um destino privilegiado para o turismo gastronómico e cultural. O foco é antever o futuro da gastronomia do mar e das experiências turísticas sustentáveis, combinando tradição, cultura e criatividade.

Out of the Blue será uma experiência imersiva com conversas inspiradoras, visitas inesperadas, workshops práticos e saborosas degustações, promovendo conexões e colaborações que contribuirão para posicionar Matosinhos como o lugar onde se imagina um futuro sustentável para a gastronomia atlântica.


Quem é o público-alvo?


  • Estudantes e Académicos: Especialmente aqueles das áreas de biologia marinha, gestão ambiental, economia azul, turismo e gastronomia.
  • Cientistas e Investigadores: Cientistas e investigadores que trabalham na sustentabilidade do Oceano e na economia azul.
  • Restaurantes e Chefs: Profissionais da restauração, incluindo chefs, gerentes de restaurantes e outros empreendedores culinários.
  • Profissionais do Setor do Turismo: Agentes de viagens, operadores turísticos e gestores de destinos que procuram promover o turismo sustentável.
  • Agentes Locais: Pescadores ou pequenos produtores interessados em práticas sustentáveis. Agentes locais interessados em investir em práticas sustentáveis e novas oportunidades no setor marítimo e gastronómico.
  • Público Geral: O evento destina-se a todos os interessados na sustentabilidade dos oceanos, na nova economia azul, no futuro do turismo e na sua relação com a gastronomia atlântica.


Que tipo de iniciativas serão realizadas? 


O programa Out of the Blue inclui diversas iniciativas, tais como:

  • As Experiências Out of the Blue explorando a geografia e a diversidade gastronómica do concelho de Matosinhos através de roteiros e visitas guiadas;
  • As Conversas Out of the Blue, um conjunto de conversas sobre gastronomia atlântica, economia azul, turismo sustentável e o futuro dos oceanos;
  • A experiência imersiva Under the Blue + Batô Lounge ( no Mercado Municipal de Matosinhos ) onde os visitantes serão transportados para um ambiente que imita o fundo do Oceano, com recurso a projeções multimédia envolventes e animação musical;
  • O Grande Arraial do Peixe de Matosinhos, um grande evento de rua que celebra as pessoas e a gastronomia deste território.
  • Oficinas no Mercado de Matosinhos destinadas a crianças e famílias e tendo como mote o peixe de Matosinhos e a sustentabilidade do Oceano;
  • Um Tour de Degustação em restaurantes da cidade ( Rally Fish );

 


Como posso adquirir bilhetes para o evento?


Para se inscrever nas diversas iniciativas deve preencher os formulários disponíveis nas páginas de Programa.
Receberá confirmação da sua inscrição através do e-mail que usar para se registar.


Todas as iniciativas são gratuitas?


Todo o evento é de acesso gratuito com exceção dos almoços e jantares, cujas reservas e custos serão geridos diretamente pelos restaurantes participantes. 


Como funcionará o check-in para as iniciativas do Out of the Blue?


O check in para as iniciativas do Out of the Blue é realizado no dia do evento e basta apresentar a sua inscrição para aceder nos locais das experiências ou nos pontos de encontro identificados.



Como é que o evento promove a sustentabilidade?


Out of the Blue visa mergulhar no futuro da gastronomia dos oceanos, oferecendo uma visão holística sobre a gestão sustentável dos oceanos e a produção de alimentos do futuro. O evento promove práticas de turismo sustentável e a criação de uma nova economia azul, alinhando-se com o movimento “Não é turismo. É Futurismo.”, lançado pelo Turismo de Portugal.

Estamos a priorizar o uso de materiais digitais, recicláveis e reutilizáveis. Queremos reduzir ao máximo o impacto ambiental, por isso, optamos por produzir os suportes em materiais feitos de materiais reciclados. Além disso, estamos a privilegiar o uso de suportes digitais, evitando impressões desnecessárias e promovendo uma abordagem mais sustentável. Estas escolhas visam não só tornar o evento mais ecológico, mas também inspirar todos os participantes a adotar práticas mais conscientes.