“Sabemos mais sobre a superfície da lua do que sobre o fundo do oceano”


— “A Eloquência da Sardinha: Histórias incríveis do mundo submarino” de Bill François



Dada a crescente procura por comida a nível internacional e as limitações na expansão da produção em terra, os alimentos derivados dos oceanos – ricos em nutrientes e fonte de proteína – poderão ser a próxima grande aposta contra a insegurança alimentar para as 10 mil milhões de pessoas que viverão no planeta em 2050.

A gestão sustentável do Oceano nos próximos 30 anos significa que vamos produzir mais ou menos alimentos?


Durante muito tempo, pensou-se que para gerir o Oceano de forma sustentável teríamos de extrair menos, o que significaria menos comida do mar. No entanto, o que os investigadores descobriram foi o oposto. Se feito de forma sustentável, é possível aumentar a produção de alimentos do mar em proporção inversa à expansão dos alimentos terrestres. E isso pode ser feito de uma forma muito mais amigável para o clima, para biodiversidade e para os ecossistemas do que a produção de alimentos em terra.

O turismo gastronómico sustentável pode e deve assumir-se como uma expressão e promoção desta visão.



Out of the Blue é um evento inovador que se realizará entre os dias 23 e 26 de outubro de 2024 em diversos locais de Matosinhos, com o objetivo de discutir o futuro da alimentação proveniente do Oceano e posicionar a costa do Norte de Portugal como destino privilegiado para o turismo gastronómico e sustentável. 

Out of the Blue será uma experiência imersiva com conversas inspiradoras, visitas inesperadas, workshops práticos e saborosas degustações, promovendo conexões e colaborações que contribuirão para posicionar Matosinhos como o lugar onde se imagina um futuro sustentável para a gastronomia atlântica.



Reunindo uma comunidade diversificada de pensadores, cientistas, chefs, investigadores e empreendedores interessados na sustentabilidade do Oceano, nova economia azul e turismo do futuro, o evento destaca-se pelo lema "A resposta está no Oceano".



O programa Out of the Blue está organizado em diversas iniciativas, que decorrem ao longo de quatro dias:

Experiências Out of the Blue 

As Experiências Out of The Blue combinam a exploração da geografia e gastronomia de Matosinhos através de roteiros e visitas sobre alimentação e a sustentabilidade do Oceano. Durante os três dias, os participantes terão a oportunidade de explorar locais emblemáticos de Matosinhos, como o Terminal de Cruzeiros, o CIIMAR, a Lota de Matosinhos (Docapesca) e as fábricas de conservas. Cada visita será guiada, oferecendo uma imersão na rica diversidade gastronómica da região.

Haverá ainda jantares especiais organizados em restaurantes locais, com a participação de chefs nacionais e internacionais, e os custos desses jantares serão geridos diretamente pelos restaurantes participantes.


Conversas Out of the Blue 

As Conversas Out of the Blue vão abordar temas como gastronomia atlântica, economia azul, turismo sustentável e futuro do Oceano. 
Estes momentos, a decorrer no Mercado de Matosinhos, contarão com oradores de diferentes origens e áreas do conhecimento, incluindo chefs, investigadores, nutricionistas, empresários e jornalistas. A cada conversa estará também associada uma degustação de produtos relacionados com a temática abordada.


Under the Blue + Lounge ( Experiência Imersiva )

Ao pôr do sol, a experiência imersiva Under the Blue contará com projeções multimédia que imitam o fundo do Oceano, criando um ambiente visual e sonoro envolvente. As paredes do Mercado transformar-se-ão num oceano digital, com imagens de peixes, corais e outros elementos, transportando os visitantes para o mundo subaquático e sensibilizando para a importância da preservação do Oceano. 
A animação musical (Lounge) que acompanha a projeção imersiva pretende transformar o Mercado num ponto de encontro para os participantes prolongarem a sua experiência no Out of the Blue até ao final do dia, enquanto desfrutam de um cocktail inspirado no mar ou de um jantar no Mercado com os melhores produtos locais.


Mercado Out of the Blue

O Mercado do Matosinhos é uma iniciativa que integra:
  • Atividades educativas, dirigidas a escolas e famílias focadas na nutrição saudável baseada em alimentos do mar e na proteção do Oceano;
  • Showcookings e Degustações com produtos e produtores locais;
  • Mostra de produtos e projetos nas galerias do Mercado, com destaque para novos ingredientes, startups, projetos de investigação e organizações dedicadas à sustentabilidade do Oceano;


Academia de Capacitação 
( Warm Up Hackathon )

A Academia de Capacitação tem como principal objetivo dotar as comunidades mais vulneráveis de novas ferramentas, pessoais e de empregabilidade, de forma a que possam contribuir ativamente para a economia local, em particular para o sector da restauração tradicional. A iniciativa está dividida em três momentos principais: hackathon, ideação e mentoria. A sua primeira fase, o warm-up do hackathon, será integrada no evento Out Of The Blue, acolhendo 30 participantes.


Tour de Degustação (Rally Fish)

O Rally Fish é uma iniciativa do Município de Matosinhos e envolve mais de 60 restaurantes de Matosinhos, Leça da Palmeira, Senhora da Hora, São Mamede de Infesta, Lavra e Perafita, tendo uma duração de três semanas e coincidindo, nos seus últimos dias, com o evento Out Of The Blue. Em complemento às ofertas dos restaurantes aderentes, serão realizadas ações de sensibilização sobre alimentação saudável e proteção dos oceanos.

Por 3,5€, os participantes poderão experimentar petiscos à base de peixe e marisco.


Grande Arraial do Peixe de Matosinhos

Um vibrante evento de rua que celebra a cultura e a gastronomia locais com música, animação e uma variedade de pratos de peixe preparados na hora pelos restaurantes locais, proporcionando uma experiência comunitária e festiva. O evento decorrerá numa parte da Rua Heróis de França. O peixe, pescadores e restaurantes de Matosinhos serão homenageados, numa celebração do melhor peixe do mundo e da melhor cidade para o comer.




Out of the Blue é um Festival.
    Out of the Blue é uma Conferência.
        Out of the Blue é uma Experiência.